top of page
Buscar

Corona Vírus. Como usar os efeitos benéficos da música em tempos de pandemia.


O surto de corona vírus em todo o mundo criou uma situação que até pouco tempo só se pensava existir em filmes. 

Grande parte das pessoas em todo o mundo tiveram que de uma hora para outra transferir toda a sua vida para dentro de suas casas. Trabalho, atividades escolares, refeições, lazer, atividade física, tudo, tem de ser feito em casa, e muitas vezes num espaço partilhado com a família! Essa situação acaba por agravar o estresse natural já causado pela preocupação com a doença.


Em tempos de tanta incerteza, manter a saúde física e mental é um desafio, mas a música pode ser uma grande aliada na hora de equilibrar nossas emoções e nos ajudar a cumprir as inúmeras tarefas acumuladas ao longo do dia.


Diversos estudos de psicologia indicam como a música afeta positivamente as nossas experiências emocionais. 


Mas como podemos nos beneficiar da música nesses dias de isolamento social? 

1. Prazer

Para o cérebro, a satisfação em ouvir música compara-se a outras formas de prazer, tais como os estimulados por comida, sexo e até mesmo drogas. Evidências comprovam que a música pode naturalmente ativar os sistemas de dopamina, neurotransmissores associados a recompensa. Escutar música é uma forma simples e saudável de alterar o seu humor e aliviar o estresse gerado pela situação atual.

2. Ação

A música é capaz de estimular a ação e o movimento coordenado com o seu ritmo. Portanto pode ser usada como recurso para nos distrair durante as atividades domésticas ou para nos motivar a começar um programa de exercícios físicos em casa. Afinal, além da saúde mental, não podemos nos esquecer de tentar manter o mínimo de atividade física durante esse período.

3. Regulação do humor

Em momentos como os que vivemos hoje, as pessoas precisam buscar formas de abstrair de seus problemas e angústias. A música pode ser fonte para a regulação do humor, pois tira o foco do problema, aciona neurotransmissores relacionados ao prazer e ainda promove a liberação de endorfina, o hormônio ligado a sensação de felicidade.

4. Perceção do tempo

Os dias de confinamento em casa podem parecer intermináveis, mas a música é um estímulo emocional poderoso capaz de mudar a nossa relação com o tempo. Não é à toa que quando estamos escutando boa música o tempo parece voar.  Na realidade, ao escutar uma música agradável nossa atenção é desviada do relógio. Para evitar pensar no tempo de isolamento social que ainda teremos pela frente, a música é essencial!

5. Relaxamento

É impossível não ficar estressado e preocupado com todas as notícias que chegam a cada minuto, mas a música pode ter um ótimo efeito para controlar a ansiedade. É comprovado que nossos ritmos internos (como os batimentos cardíacos) aceleram ou desaceleram para estar no mesmo ritmo da música. Uma música que tenha um ritmo semelhante aos batimentos cardíacos tem grandes efeitos relaxantes, podendo até mesmo baixar a tensão arterial.

6. Concentração

Com as famílias sendo obrigadas a conviver 24 horas por dia, pode ficar difícil achar a concentração necessária para realizar o seu trabalho enquanto o seu filho corre pela casa.  Segundo a neurociência, a maior parte da distração é causada pela audição. Ruídos aleatórios podem acabar com o seu foco, mas escutar um pouco de música em seu fone de ouvido pode isolar os ruídos da casa enquanto você cumpre as suas metas de trabalho do dia. 

Esses são apenas alguns dos aspetos positivos da música e que podemos usar a nosso favor para superar os longos dias de confinamento imposto pelas autoridades para conter o surto do corona vírus.

Fique em casa e fique bem!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page